Destaques

Notícia publicada segunda-feira 25 fevereiro 2013

Baixada fica fora da 50ª Taça Paraná que terá apenas quatro participantes

Gostou, compartilhe

A Baixada, tricampeã da Liga de Futebol de Palmeira, não participará da 50ª edição da Taça Paraná. O motivo é a irregularidade da Liga com a realização de campeonatos com número insuficiente de atletas registrados em diversas equipes, ferindo um dos artigos do Estatuto da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Desta forma, a Liga de Palmeira não possui direito de indicação de equipe para disputar a competição estadual.

Ao todo, 12 clubes se inscreveram para participar da Taça Paraná, porém, após levantamento da entidade sobre a situação das Ligas, foram constatadas diversas irregularidades, e por isso, a competição terá a participação de apenas quatro clubes: Iguaçu, Operário Pilarzinho, Internacional de Campo Largo e Bandeirantes de Colombo.

“Nós fizemos um levantamento bem detalhado no Departamento de Registros sobre a situação das Ligas, seus clubes filiados e as competições organizadas por elas. A ideia é profissionalizar as Ligas e torná-las mais organizadas. Infelizmente, tivemos que eliminar oito clubes inscritos na Taça Paraná porque as Ligas estavam irregulares. Mas é necessário para fortalecer a competição”, afirmou o presidente da FPF, Hélio Cury.

A Taça Paraná terá início no dia 7 de abril, e será disputada em turno e returno, com a pontuação sendo zerada ao término de cada turno. A final será entre os campeões dos turnos, em partidas de ida e volta sem saldo de gols como critério de desempate. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão sem a necessidade dos jogos finais.

Os participantes

O Iguaçu adquiriu o direito de disputar a Taça Paraná por ser o campeão do Amador da Capital Série A, o Operário Pilarzinho, por ter vencido o Amador da Capital Série B, o Internacional por ser o atual campeão do torneio, e o Bandeirantes porque a Liga de Colombo está regularizada junto à FPF.