Destaques

Notícia publicada quarta-feira 08 maio 2013

Lutadora de Palmeira é campeã paranaense de Kung Fu

Gostou, compartilhe

A lutadora palmeirense Jaquelline Santana tornou-se campeã paranaense de Kung Fu no último final de semana, após vencer o combate pelo cinturão Sandá de Kung Fu, para atletas com até 60 quilos. O evento aconteceu na Associação Recreativa Seara, na cidade da Lapa, e foi disputado no sábado (4) e domingo (5), paralelamente com o 6º Campeonato Paranaense.

A luta que valeu o cinturão teve duração de dois rounds de três minutos. Jaquelline venceu por pontos a adversária Andrea dos Santos, da cidade Santa Helena, da região Oeste do Paraná. A palmeirense estava confiante, mas não garantia a vitória, pelo fato da adversária ser bicampeã paranaense e contar com um título internacional. “A luta foi difícil, por isso só consegui vencer por pontos. A adversária é experiente e estava bem preparada tecnicamente”, afirma Jaquelline, que conseguiu sua primeira vitória lutando como profissional.

Com o resultado, a palmeirense foi classificada para disputar o 7º Campeonato Brasileiro, que acontece no mês agosto, em Búzios, no Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da Liga Paranaense De Kung Fu, Joelson Vieira Brandenburg, o evento que aconteceu na Lapa contou com presença do presidente da Liga Nacional de Kung Fu, Paulo José da Silva, e registrou a participação de 14 cidades paranaenses, 160 atletas em 90 categorias. “Com a vitória, Jaqueline está apta a participar do 7º Campeonato Brasileiro de Kung Fu, que acontece no mesmo período do 1º International Festiva Open Kung Fu Championship, entre os dias 16 e 18 de agosto deste ano, em Búzios, no Rio de Janeiro, sendo uma grande promessa para o esporte na região”, comenta Brandenburg.

Carreira

Com apenas 18 anos, Jaquelline treina desde 2009 e foi campeã do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu em 2012. Começou com o boxe tailandês (Muay Thay) e desde o início deste ano pratica o boxe chinês. “Do boxe chinês com o tailandês a diferença é pequena, pois não é permitido usar o joelho e o cotovelo, mas pode derrubar o adversário na catada. O Kung Fu abrange ambas as modalidades”, relata a atleta, que treina duas horas diariamente, com o treinador Fabiano de Oliveira Farias.

Patrocínio

Para Jaquelline agora, o adversário é a falta de patrocínio. De acordo com um levantamento feito pela atleta, seria necessário aproximadamente R$ 3 mil, para as passagens aéreas, estada e alimentação da competidora e seu treinador, nos dias da competição em Búzios. Jaquelline é estudante do 1º ano do curso pós-médio em administração, no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves e é estagiaria na Câmara Municipal de Palmeira.

 

Lutadora de Palmeira é campeã paranaense de Kung Fu