Geral

Notícia publicada terça-feira 28 maio 2013

Alunos do Colégio Estadual São Judas Tadeu realizam panfletagem sobre os riscos do álcool

Gostou, compartilhe

Alunos ensino médio do Colégio Estadual São Judas Tadeu realizaram panfletagem no cruzamento das ruas Conceição e Barão do Rio Branco, na segunda-feira (27), alertando pedestres e ocupantes de automóveis que passavam pelo local, sobre o perigo que o álcool causa na vida das pessoas.

Esta foi uma das atividades pedagógicas desenvolvidas no projeto “Fique ligado: álcool não combina com a vida moderna”, de autoria da professora Cleusa Czelusniak Woinarovicz. De acordo com a mesma, o trabalho tem o objetivo de propiciar uma formação teórico-prática sobre a ação destrutiva do álcool aos adolescentes, oportunizando um espaço para reflexão e ampliação de seus conhecimentos, na busca de estratégias preventivas de identificação de riscos para a dependência.

Cleusa também relata em seu projeto, que a escola tem condição privilegiada para educar as novas gerações, a partir da orientação e informação sobre as conseqüências sociais destrutivas do uso do álcool e os problemas que ele pode causar em longo prazo.

Atualmente especialistas no assunto reconhecem que a bebida alcoólica é a primeira substância causadora de dependência com a qual o jovem mantém contato, em razão dos mais variados estímulos que a sociedade oferece. O risco para a dependência também está interligado a fatores de exposição genética, neurobiológica, comportamentais e vivenciados pelo ambiente, que predispõe ao início e a continuidade do uso da substância. Desta forma, torna-se cada vez mais relevante fornecer informações e orientações adequadas para os adolescentes e comunidade em geral, sobre a prevenção do uso de álcool.