Geral

Notícia publicada quarta-feira 15 julho 2015

Anarquista da Colônia Cecília é tema de palestra em projeto do IHGP

Gostou, compartilhe

O projeto Prosa & História, do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP), tem mais uma edição no próximo dia 24, quando o tema da palestra será “O anarquista Pimpão”, apresentado pelo diretor de redação da Gazeta de Palmeira, Rogério Lima, que é membro do IHGP. Pimpão era o apelido de Andrea Giuseppe Agottani, que chegou à Colônia Cecília com oito anos de idade, no primeiro dia do ano de 1891, junto com os pais, Tranquilo e Adele, e dois irmãos mais velhos.

O interesse pela sociologia e pela política levou Lima a pesquisar o anarquismo, a partir da Colônia Cecília, e, em especial, a vida de Andrea Giussepe Agottani, apontado como um dos mais ferrenhos anarquistas. “A militância dele foi forjada na experiência da comunidade socialista idealizada por Giovanni Rossi e levada para a organização de trabalhadores”, explica. “Pimpão foi personagem da greve geral de 1917 em São Paulo, onde residia e trabalhava na época”, conta o palestrante.

A palestra “O anarquista Pimpão” será apresentada no próximo dia 24 (sexta-feira), às 20 horas, no auditório da Secretaria de Assistência Social (prédio do antigo Fórum), na rua 15 de Novembro. A entrada é gratuita.

Prosa & História

O projeto Prosa & História do IHGP teve realizadas este ano três palestras: “Joaquim Antonio da Cruz Bastos”, em março, por Gilberto Bastos; “Benjamin Malucelli”, em maio, apresentada pelo advogado Gabriel Macagnani Carazzai; e “As lojas maçônicas antigas de Palmeira”, em junho, apresentada por membros da Loja Maçônica Manoel Demétrio, de Palmeira.

Em abril, o IHGP realizou ainda o 3º Ciclo de Palestras História e Geografia de Palmeira, como parte da programação dos 196 anos da cidade. Foram apresentadas três palestras: “O Concílio Vaticano II no contexto da revolução cultural” e “A dessacralização pós-conciliar da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição”, ambas por Marcus Vinicius Molinari Machado, e “A Navegação do Rio Iguaçu”, por Arnoldo Monteiro Bach.

Página Principal Anarquista Pimpão