Geral

Notícia publicada segunda-feira 01 julho 2013

Descendente de anarquistas conta em novo livro a história da Colônia Cecília

Gostou, compartilhe

Aconteceu no sábado (29), na localidade de Santa Bárbara, interior do município de Palmeira, o lançamento do livro “A saga da Colônia Cecília”, que traz a história sobre a Colônia Cecília, experiência de comunidade anarquista ocorrido entre 1890 e 1894, contada por Darvino Agottani, morador da localidade e descendente de imigrantes italianos que participaram do histórico episódio.

O lançamento do livro foi realizado na residência do autor, com a presença de familiares, amigos e interessados sobre a comunidade italiana. O novo livro sobre a Colônia Cecília vem enriquecer a história de Palmeira e agrega novos elementos ao que já foi escrito e registrado sobre a comunidade anarquista instalada em território palmeirense no final do século 19.

O livro de Agottani foi publicado pela Editora Estúdio Texto, de Ponta Grossa, com coordenação dos professores Niltonci Batista Chaves, Rodrigo Czekalski e Ismael de Freitas. A obra já está à venda.

Ainda durante o evento de lançamento do livro ocorreu a apresentação de documentário sobre o tema produzido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).