Destaques

Notícia publicada quarta-feira 15 fevereiro 2012

Dom Ladislau Biernaski morre aos 74 anos de idade

Gostou, compartilhe

Na manhã de segunda-feira (13), morreu Dom Ladislau Biernaski, aos 74 anos. Ele atuava como, o primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais e era presidente da Comissão Pastoral da Terra. O bispo lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba.

A morte de Dom Ladislau ocorreu por falência múltipla dos órgãos. O corpo está sendo velado na catedral de São José dos Pinhais, onde às 9 horas de quarta-feira (15) será realizada a missa de corpo e o sepultamento.

Biernaski tinha destaque nas pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), particularmente na Comissão Pastoral da Terra (CPT), que presidia desde 2009. Em diversas ocasiões, o bispo esteve em Palmeira, quando atuava como bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba.

Biografia

Dom Ladislau Biernaski nasceu em Campo Magro, que na época era um distrito de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, no dia 24 de outubro de 1937. Ordenou-se padre em julho de 1963, em Curitiba. Como sacerdote e licenciado em Filosofia, dedicou-se, sobretudo, à formação de novos padres na Congregação da Missão, à qual pertencia. Ele recebeu a sagração episcopal em maio de 1979, em Roma, trabalhando inicialmente como bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba.

Foi bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba entre 1979 e 2006, sendo responsável por atender 23 municípios da região, entre eles Palmeira e Porto Amazonas. Em 2006, assumiu a recém-criada Diocese de São José dos Pinhais, que ficou responsável pelo atendimento de 14 desses municípios.

Desde 2006 respondia, como primeiro bispo nomeado, pela recém-criada diocese de São José dos Pinhais, que engloba 14 municípios. Além da CPT, dom Ladislau foi responsável pela Pastoral Operária, Pastoral Carcerária e Pastoral do Menor.

Além disso, Biernaski também foi responsável por diversas Pastorais Sociais no Brasil, incluindo a Pastoral Operária, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor e da Comissão Pastoral da Terra, da qual era presidente.