Geral

Notícia publicada terça-feira 14 agosto 2012

Frota de Palmeira aumenta em mais 130 veículos no mês de julho

Gostou, compartilhe

A frota de veículos automotores que têm placa com o nome do município de Palmeira passou a 14.799 unidades no último mês de julho, segundo os dados estatísticos divulgados na terça-feira (14) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). É um número que representa acréscimo de mais 130 unidades na frota em apenas um mês, uma vez que em junho eram 14.669 veículos emplacados em Palmeira e circulando por ruas e estradas.

Com os novos dados do Detran-PR, nos primeiros sete meses do ano a frota de veículos de Palmeira, que tinha 13.995 unidades em dezembro do ano passado, aumentou em 804 veículos, o que dá uma média mensal de quase 115 novos veículos emplacados a cada mês.

De acordo com os dados do Detran-PR, Palmeira fechou o mês de julho com 8.198 automóveis, 2.906 motocicletas e motonetas, 1.840 caminhonetes e 1.146 caminhões, além de outros tipos de veículos automotores, que têm placas do município. Apenas em automóveis, que eram 7.721 em dezembro do ano passado, a frota ganhou mais 477 unidades em sete meses deste ano.

Esse aumento gradativo da frota de veículos do município vem sendo impulsionado, nos três últimos meses, pela redução do Imposto sobre a Produção Industrial (IPI), decretada pelo governo federal, que diminuiu os preços dos veículos novos e afetou o mercado de veículos usados, que também tiveram os preços reduzidos.  A facilidade de crédito também colaborou para o aquecimento do mercado de automóveis.

Como dado referencial para se medir o tamanho do impacto de mais 130 veículos circulando em Palmeira no mês de julho, aliados aos já em circulação anteriormente, basta citar que no trecho do calçadão da rua Conceição existem cerca de 50 vagas para estacionamento de automóveis. Desta forma, todos os veículos que ingressaram na frota em julho não teriam espaço para estacionar naquele trecho da principal via pública da cidade.

Proporção

A proporção da quantidade de veículos pelo número de habitante já está abaixo de 2,2 moradores no município para cada veículo registrado, com base na estimativa populacional do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no ano passado.

O aumento da frota é visível no dia a dia da cidade, pois as dificuldades de estacionamento nas ruas centrais e congestionamentos em cruzamentos, por exemplo, são problemas cotidianos sentidos pelos motoristas. Já os pedestres percebem o aumento da frota com a dificuldade para atravessar algumas ruas em momentos de maior fluxo de veículos.

Frota de veículos