Geral

Notícia publicada segunda-feira 29 abril 2013

Frota de veículos emplacados em Palmeira chega a 15.549 unidades no mês de março

Gostou, compartilhe

A frota de veículos emplacados em Palmeira, no mês de março, é de 15.549. Em dezembro de 2012, as estatísticas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) apontavam para 15.324 veículos. Desde o final de 2012 e até o mês de março deste ano, portanto, a frota aumentou em 225 unidades.

Em março, foram 102 veículos a mais que em fevereiro e 186 a mais que janeiro. Do total da frota do município, são 8.658 automóveis, motocicletas e motonetas são 2.973, as caminhonetes são 1.945, outros 1.207 são caminhões e os ônibus e microônibus somam 114. As estatísticas mostram ainda outros tipos de veículos com menor número, como triciclos e motor-casa, com duas unidades cada.

No mês de fevereiro, os dados do Detran-PR apontavam para 15.447 veículos na fota do município, ou seja, 74 a mais que no mês de janeiro, mês em que eram 15.373 os veículos com placas de Palmeira circulando por ruas e estradas.

Prós e contras

O gradativo aumento da frota de veículos de Palmeira, assim como ocorre em outros municípios, acarreta vantagens e desvantagens. A principal vantagem é o incremento dos valores recolhidos como Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que apenas nos primeiros quatro meses do ano já representou perto de R$ 1,3 milhão para os cofres da Prefeitura Municipal. A estimativa é de que ultrapasse a cifra de R$ 2 milhões até o final do ano.

As desvantagens, por sua, estão nas dificuldades no trânsito no dia a dia. Mais veículos circulando representam trânsito mais lento, demora nos trajetos e até mesmo congestionamentos em determinados horários do dia. Além disso, há a questão ambiental, pois com mais veículos circulando aumenta a emissão de gases na atmosfera.

Frota de veículos emplacados em Palmeira chega a 15.549 unidades no mês de março