Geral

Notícia publicada domingo 12 maio 2013

Morre Alfredo Bertoldo Klas, ex-prefeito de Palmeira e combatente da FEB

Gostou, compartilhe

Morreu na madrugada de domingo (12), em Ponta Grossa, Alfredo Bertoldo Klas, aos 97 anos, em decorrência de um câncer. Ex-prefeito de Palmeira, Klas foi também vereador no município por dois mandatos e era um dos mais antigos combatentes vivos no Paraná da Força Expedicionária Brasileira (FEB), grupo de militares brasileiros que participou de combates da Segunda Guerra Mundial, no front italiano, entre os anos de 1944 e 1945.

O corpo foi velado na Câmara Municipal de Ponta Grossa, na tarde de domingo foi cremado em Campo Largo e as cinzas foram depositadas no Cemitério Municipal de Curitiba.

Na Itália, com a Força Expedicionária Brasileira, Klas teve participação ativa em diversos episódios do conflito durante os cinco primeiros meses do ano de 1945. Um episódio em especial marcou a vida do ex-combatente: em 25 de dezembro de 1944, dia de Natal, Klas foi atingido no capacete, que afundou com o tiro. O impacto foi tamanho que chegou a lhe comprometer, temporariamente, os movimentos dos braços.

Apesar dos tantos percalços, a Companhia de Klas foi a primeira a tomar a cidade de Turim, contribuindo para que os aliados avançassem Itália adentro. Os combates na Itália terminaram no dia 2 de maio de 1945 com a rendição das tropas italianas e alemãs.

Retornando ao Brasil, Klas logo voltou para Palmeira. Por lá, desenvolveu as atividades de advogado e industrial, assumindo a gerência de uma das fábricas da família: a Cerâmica Palmeirense, que produzia tubos cerâmicos de esgoto.

A mudança para Ponta Grossa ocorreu no início dos anos 1970. Antes, ele já desenvolvia algumas atividades em Ponta Grossa no setor da advocacia, era professor na Faculdade Estadual de Farmácia e Bioquímica e violinista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.

Prefeito

Na eleição municipal de 1950 estavam aptos a votar em Palmeira 5.062 eleitores, dos quais 3.623 compareceram e votaram. Candidato pelo PSD, Alfredo Bertoldo Klas, recebeu 1.912 votos, contra os 1.665 votos dados a Daniel Mansani, candidato da coligação PTB, PR, UDN e PSP. Assim o advogado, industrial e ex-combatente na 2ª Guerra Mundial conquistou o mandato de prefeito.

Klas assumiu a Prefeitura Municipal no dia 1º de fevereiro de 1951, recebendo o cargo do prefeito e correligionário Benjamin Malucelli.

A formação acadêmica e militar de Klas o motivou a instituir os símbolos oficiais do Município de Palmeira, como o brasão, através de lei de 1954, a bandeira e o hino, através de leis sancionadas em 1955.

Ainda, durante seu mandato foi inaugurado o prédio da Prefeitura Municipal e o Cine Teatro, na praça Marechal Floriano Peixoto, cujas obras haviam sido iniciadas pelo antecessor, Benjamin Malucelli.

Cumprindo o mandato de prefeito até o final, Klas candidatou-se e elegeu-se vereador em 1955 para mais um mandato no Legislativo, onde já estivera entre 1947 e 1950.

Em 1955, através de sua iniciativa, um grupo de estudiosos e interessados pela história fundou o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira.

 

Morre Alfredo Bertoldo Klas, ex-prefeito de Palmeira e combatente da FEB