Educação

Notícia publicada terça-feira 24 março 2015

Palestras e oficinas iniciam capacitação de profissionais da educação

Gostou, compartilhe

Na sexta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação mobilizou aproximadamente 280 profissionais atuantes na rede municipal de ensino, fazendo com que os professores ocupassem os lugares dos alunos para discussão e aprendizagem em oficinas, palestras e debates programados no calendário escolar.  As oficinas foram ministradas por profissionais especializados na área de educação como psicólogas, psicopedagogos, professores e mestres. Os profissionais foram divididos em três turmas, nas Escolas Jesuino Marcondes e Eurides Teixeira de Oliveira e no auditório da Secretária de Educação.

Segundo a secretária de Educação, Lidia Mayer de Freitas, o objetivo principal da realização dos cursos é a formação contínua desses profissionais, ajudando a solucionar dificuldades encontradas  no seu ambiente de ensino. “Aqui os professores trazem as suas dificuldades cotidianas, fazendo deste espaço um local de discussão e de busca de soluções,” comentou a secretária.

No auditório da Secretaria de Educação, o encontro foi facilitado pela psicóloga e mestre em psicopedagogia Ana Maria Raccanello, que trouxe como meta ensinar aos professores os principais objetivos da psicopedagogia e como ela pode interferir na forma de ensino, melhorando o ambiente escolar e a compreensão dos alunos. “Os professores precisam ter um conhecimento de como agir em relação a individualidade psicológica que cada criança, se eles buscarem uma aceleração das fases pela qual o aluno precisa passar, isso causará efeitos negativos e contrários aos que buscamos quando ensinamos,” argumentou a psicóloga.

Reunindo educadoras, pedagogas e professoras que trabalham com crianças de idade inferior a cinco anos, a mestre em educação Adriana Ribas explicou às professoras como a condução do trabalho deve ser realizado na principal fase de desenvolvimento e aprendizagem, instigando a trabalhar com a criatividade e descoberta dos cinco sentidos sensoriais. “Ao nascer, o ser humano possui limitações e depende integralmente de cuidados e auxilio no seu desenvolvimento, isso não muda quando a criança começa a frequentar a escolar.  A função das educadoras é fazer com que a criança busque o descobrimento, afinal, o conhecimento não foi feito para ficar fechado,” relatou Adriana.

Palestrantes com especialização em matérias básicas de ensino como Língua Portuguesa, História e Geografia receberam professoras do primeiro ao quinto ano, que trabalham com o sistema de ensino Aprende Brasil da Editora Positivo, buscando levar informações voltadas a como ensinar de maneira divertida, através de ilustrações, linguajar facilitado e deixando de lado aquela velha e antiga “decoreba”.

Aplicação

Para a professora Márcia Muchinski, do 3º ano do ensino fundamental, as oficinas foram muito proveitosas e serão aplicadas em sala de aula. “A capacitação continuada traz uma nova perspectiva do ensino para os profissionais de educação, além das dinâmicas e ações propostas que certamente serão adaptadas e implantadas no cotidiano escolar,” disse a professora.

Educação palestra (1)