Geral

Notícia publicada sexta-feira 25 julho 2014

Prefeitura, Conseg e PM assinam convênio para a utilização do sistema de monitoramento por câmeras

Gostou, compartilhe

Na manhã desta sexta-feira (25) aconteceu a assinatura do termo de convênio entre a Prefeitura de Palmeira, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e a Polícia Militar para a utilização do novo sistema de monitoramento por câmeras, recentemente instalado na cidade. A compra e instalação dos equipamentos custou cerca de R$ 110 mil.

O sistema conta com 21 câmeras, sendo três ‘Speed Dome’, que contam com zoom de grande distância e alta definição, infravermelho e rotação de 360°. As câmeras também permitem gravação 24 horas por dia e o conteúdo filmado fica armazenado por até 10 dias.

Os principais pontos que contam com câmeras são a Praça da Matriz, com quatro equipamentos que possibilitam monitorar o local e também a rua 15 de Novembro,  a rua Conceição que conta com seis pontos de monitoramento, além da três ‘Speed Dome’, e o 2º Pelotão da Polícia Militar, com quatro câmeras instaladas nas proximidades para vigiar o perímetro.

O convênio assinado tem por objeto a cooperação entre Prefeitura de Palmeira, Conseg e Polícia Militar para instalação, operacionalização, fiscalização e manutenção de um sistema de monitoramento com 21 câmeras de vídeo no município.

O tenente Vanadir Delalíbera de Mello, da Polícia Militar, destacou que o principal objetivo do sistema é de prevenir crimes que possam ocorrer nas regiões monitoradas, pois as câmeras estão instaladas na área central da cidade e na principal rua comercial do município.

Moacir Guchert, vice-presidente do Conseg, destacou a parceria entre a entidade, a Prefeitura e a PM. “O Conseg já lutava pela instalação do sistema de monitoramento por câmeras há bastante tempo. Agora conseguimos esta parceria para a instalação dos equipamentos e isso tem tudo para dar certo”, relatou.

O sistema de monitoramento também será importante para a Polícia Civil, de acordo com o delegado Plínio Gomes Filho. “Estes equipamentos, além de ajudarem a PM a monitorar os locais e prevenir ações criminosas e de vandalismo, serão de extrema importância para a Polícia Civil desvendar crimes”, destacou.

Durante a cerimônia o prefeito Edir Havrechaki revelou que, futuramente, existe a intenção de ampliar o sistema de monitoramento por câmeras, alegando que o mesmo trará mais segurança a diversos locais da cidade.

O sargento Heitor Marcos Guera, durante explicação técnica sobre os equipamentos, relatou que as câmeras podem dar zoom de até 300 vezes, sem perder a nitidez da imagem. Ele também relatou que o vídeo ficará gravado por até 10 dias e que, desde sexta-feira (18), as imagens já estão sendo armazenadas.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP), Telma Albach Margraf,  considerou importante a instalação do sistema para o comércio local, pois o mesmo trará mais segurança aos comerciantes e clientes.