Geral

Notícia publicada sexta-feira 10 julho 2015

Queda de granizo chama a atenção e deixa população palmeirense em alerta

Gostou, compartilhe

A forte chuva que caiu na tarde de sexta-feira (10), acompanhada de granizo, pedras de gelo com tamanho mediano, deixou em alerta a população palmeirense. Muitas pessoas que foram as ruas desprevenidas tiveram que procurar abrigo para se proteger das pancadas de chuva. Proprietários de veículos que estavam em locais descobertos, por exemplo, ficaram preocupados com o dano que as pedras poderiam causar.

De acordo com o Instituto Meteorológico Climatempo, esta sexta-feira contabilizará 8 mm de chuva. A previsão para sábado (11) é de 19 mm e de 10 mm para domingo (12) e segunda-feira (13). Na terça-feira (14) choverá 12 mm e a quarta-feira (15) será o dia com maior precipitação, totalizando 82 mm em apenas 24 horas. Na quinta-feira choverá 9 mm, na sexta-feira apenas 2 mm e no sábado não deverá chover. O Simepar também aponta que no período de uma semana deverá chover cerca de 200 mm em Palmeira.

“Na semana que vem teremos muito volume de chuva em todo o Paraná. Estão previstos dias de tempo instável pelo menos até a quinta-feira, acumulando muita água sobre o estado”, diz o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen

Para o metereologista, áreas que historicamente enfrentam problemas de enchentes, como as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Tibagi, devem ficar atentas, já que é possível a elevação do nível dos rios, caso a previsão se confirme. “Nestas áreas a atenção deve ser maior por causa deste alto índice de precipitação previsto e, também, porque choveu muito na primeira semana de julho e o solo já está carregado de umidade”, alerta Jacóbsen.

Para o Simepar, os altos índices de chuva no mês de julho são uma situação atípica para esta época do ano, quando normalmente os dias são mais secos e frios. Isto é consequência do fenômeno El Niño, que favorece o transporte de umidade da região amazônica ao Sul do País.

Frio

Com as chuvas da próxima semana, as temperaturas também tendem a baixar. “Mas frio rigoroso só é esperado para o final da semana que vem. Na próxima sexta-feira (17), depois de toda a situação de chuva, uma massa de ar polar deve chegar ao Sul do País, causando resfriamento em todas as regiões paranaenses”, ressalta o meteorologista.