Geral

Notícia publicada segunda-feira 25 novembro 2013

Voluntários recolhem meia tonelada de lixo do rio Iguaçu em ação pelo Dia do Rio

Gostou, compartilhe

Dia 24 de novembro é a data comemorativa ao Dia do Rio. Todos os anos, para lembrar a data e promover ações que visam a consciência dos cidadãos sobre a importância da conservação dos rios, o Rotary Club e o Iate Clube de Palmeira promovem a limpeza de um trecho do rio Iguaçu que banha os municípios de Porto Amazonas, Palmeira e Lapa. Percorrendo alguns quilômetros do rio, voluntários recolhem todo tipo de lixo acumulado no leito e nas margens.

No último sábado (23), dez embarcações e voluntários estiveram em ação, mais uma vez, fazendo a limpeza do rio Iguaçu. Desde as primeiras horas da manhã até perto do meio-dia, foram retiradas do rio mais de meia tonelada de lixo. A maioria absoluta do que foi coletado era material reciclável, mas que as pessoas insistem em continuar descartando de forma irregular, sem consciência de que pode ser destinado ao reaproveitamento.

Na sede do Iate Clube, dos barcos foram descarregados desde embalagens pet e plásticos em geral até capacetes, roda de caminhão e uma carcaça de fogão à gás. Isto e mais dezenas de sacos abarrotados de lixo foram embarcados em uma caçamba e transportados até uma unidade de separação para que seja o material destinado à reciclagem.