Policial

Notícia publicada segunda-feira 19 agosto 2013

Polícia Ambiental de Vila Velha prende dois caçadores de pássaros silvestres

Gostou, compartilhe

No final da tarde de domingo (19) o Batalhão de Polícia Ambiental de Vila Velha, ao realizar patrulhamento pela rodovia PR-438, no Distrito de Guaragi, em Ponta Grossa, avistou uma motocicleta com características denunciadas de caçadores de pássaros silvestres que agem na região. Ao realizar a abordagem os suspeitos fugiram em direção a Ponta Grossa, sendo realizado acompanhamento tático com apoio de uma viatura do Choque e duas viaturas Rádio Patrulha do 1º Batalhão de Polícia Militar.

No bairro Cara-Cara os policiais realizaram cerco e a motocicleta veio a tombar, sendo realizada a detenção de B.A.P., de 22 anos, e D. G., 35. Eles estavam de posse de 15 pássaros silvestres, sendo 10 pintassilgos, três trinca-ferros e dois canários da terra, acondicionados em caixas de longa vida e uma caixa de transporte, caracterizando maus tratos. Também foram encontrados vários objetos próprios para a caça de pássaros, como cola ‘grude’, dois rádios e pen drive com cantos de pássaros utilizados para atrair as aves, entre outros materiais. O condutor da motocicleta não era habilitado e causou risco às pessoas e veículos do Distrito de Guaragi até o bairro Cara-cara, além de tentar abalroar a viatura da Polícia Ambiental durante a fuga.

As equipes policiais deslocaram-se com os detidos até a residência do envolvido B.A.P., onde foram encontrados mais quatorze pintassilgos, sendo que dois estavam mortos e dois são canários da terra. Contudo, foi dado voz de prisão aos envolvidos, que foram encaminhados a 13ª Subdivisão Policial para lavratura do flagrante delito.

Segundo as informações levantadas, as aves seriam traficadas para São Paulo e iriam alimentar o mercado negro do tráfico de animais silvestre, onde, para cada espécie que chega viva em seus destino, outras nove acabam sacrificadas.

As aves foram encaminhadas a um médico veterinário para acompanhamento e cuidados necessários para, posteriormente, após recuperadas da fadiga e do estresse da captura, transporte e cativeiro inadequado, serem soltas em seu habitat natural.

Denúncias sobre crimes ambientais na região dos Campos Gerais podem ser realizadas ao Posto Policial Ambiental de Vila Velha, através do telefone (42) 3228-1581, ou pelo email bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.