Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 01 janeiro 2013

Ano de 2013 começa com posse de prefeito, vice e vereadores eleitos em outubro de 2012

Gostou, compartilhe

Edir Havrechaki (PSC) tomou posse do cargo de prefeito de Palmeira na manhã de 1º de janeiro, ao lado do vice-prefeito Marcos Levandoski (PT), em sessão da Câmara Municipal que começou com a posse dos nove vereadores eleitos em outubro de 2012, realizada no Cine Teatro Municipal perante um grande público presente. Em seu discurso de posse, o prefeito falou sobre uma nova etapa de desenvolvimento do município, “mais audaciosa”, e de sua “convicção em atender os anseios da população”.

 

A posse dos eleitos na última eleição municipal teve início com o vereador Domingos Everaldo Kuhn (PSC) assumindo o cargo e presidindo a sessão, por ser o mais idoso entre os nove vereadores eleitos. Ele convocou Arildo Zaleski (PSC) para assumir o cargo e secretariar a sessão. Um a um, Anselmo Heimbceher Osório (PSD), Eliezer Borcoski (PSB), Fabiano Bishop Cassanta, João Alberto Gaiola (PDT), José Aílton Vasco (PTN), Mário Wieczorek (PP) e Rogério Czelusniak (PTB) prometeram cumprir Constituição Federal a Constituição do Estado e Lei Orgânica do Município ao tomar posse de seus cargos no Legislativo, assinando o termo de posse.

Da mesma forma, na continuidade da sessão. Prefeito e vice-prefeito fizeram o juramento de observância às leis, prometendo promover o bem estar geral e exercer o cargo com inspiração na democracia, na legitimidade e na legalidade. O presidente da sessão declarou-os empossados e eles assinaram, os respectivos termos de posse.

Três dos nove vereadores – Mário Wieczorek, Anselmo Heimbecher Osório e José Aílton Vasco – usaram da palavra para fazer agradecimentos, além de manifestar desejos de boa gestão ao novo prefeito e sua equipe administrativa.

Discurso

Um dos momentos mais aguardados da sessão, o discurso do prefeito empossado foi marcado por palavras de otimismo e pela emoção, principalmente quando falou sobre sua família. Havrechaki disse que vai buscar parcerias com os governos federal e estadual e que vai adotar como prioridades de seu governo as prioridades da população. Ele falou sobre a sua experiência de oito anos na administração do agora ex-prefeito Altamir Sanson (PSC) e em seu mandato de vereador, período em que , segundo afirmou, aprendeu que somente o trabalho leva ao desenvolvimento.

Ainda em seu discurso de posse, o novo prefeito pediu dedicação aos funcionários municipais, disse que vai buscar trabalhar em harmonia com a Câmara Municipal, acreditando que os vereadores estarão imbuídos no propósito do desenvolvimento do município, lembrando que será o prefeito não só daqueles que nele votaram, mas de toda a população de Palmeira.

Na parte final de seu discurso, Havrechaki agradeceu Altamir Sanson pela oportunidade que lhe ofereceu. Agradeceu o vice-prefeito pela compreensão e paciência e pediu que trabalhe na administração do município com a mesma dedicação que demonstrou durante a campanha eleitoral. Também agradeceu o apoio que recebeu dos pais e irmãos, bem como da esposa, Ana Paula, e da filha, Sofia, citando-a como motivação nos momentos mais difíceis. Por fim, o novo prefeito disse que o povo de Palmeira é sua verdadeira família, que o honrou com o direito de administrar o município.

Vice

O vice-prefeito Marcos Levandoski também fez seu discurso de posse, oportunidade em que fez agradecimentos e afirmou que a eleição foi vencida graças às amizades construídas por ele e pelo prefeito Edir Havrechaki. Ele também disse que a intenção é fazer uma administração transparente, honesta e ousada para superar os desafios como os da saúde, das estradas e da habitação.

Sanson

Após a leitura de um breve inventário das principais realizações de seus mandatos como prefeito, Altamir Sanson disse estar terminando um sonho de três mandatos como prefeito de Palmeira e um como vereador, revelando que seu projeto futuro é buscar mandato de deputado, para o que pediu apoio dos vereadores e da população. Depois, falou sobre a alegria de transmitir o cargo a um amigo como seu sucessor.

Sanson disse que passa a Prefeitura de Palmeira a Edir Havrechaki com saldo positivo, com R$ 529 mil em caixa e capacidade de assumir compromissos de endividamento de R$ 20 milhões com empréstimos e financiamentos para investimentos em obras. Ele reforçou as informações sobre o que realizou, citando convênios já assinados, cujos projetos serão executados na administração que começa neste início de 2013.

No ato final da posse, Sanson transmitiu o cargo a Havrechaki, simbolicamente entregando a ele as chaves do prédio da Prefeitura Municipal e também as chaves do veículo oficial do prefeito.