Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 13 maio 2015

Prefeitos eleitos em 2016 podem ter mandatos estendidos para seis anos

Gostou, compartilhe

Depois da apresentação de proposta pela prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos para seis anos – foram eleitos em 2012 para quatro anos de mandato, agora uma nova proposta que tramita na comissão especial da reforma política da Câmara dos Deputados, em Brasília, trata de mandato para seis anos para os prefeitos que forem eleitos em 2016. A intenção é que os mandatos acabem em 2022, junto com os mandatos de presidente da República e de governadores a serem eleitos em 2018, para aí ser realizada eleição geral e iniciar a coincidência dos mandatos em todos os níveis.

Devendo tentar a reeleição para a Prefeitura de Palmeira no ano que vem, o prefeito Edir Havrechaki (PSC), conseguindo vencer a eleição, pode ser beneficiado com um segundo mandato estendido em mais dois anos em relação ao que está cumprindo. Assim, poderá cumprir dez anos no cargo de prefeito.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da comissão especial, adiantou três temas do seu relatório, que deve ser entregue ainda neste mês: o fim da reeleição, exceto para deputados federais; o mandato de cinco anos para todos os cargos, com a coincidência eleitoral a partir de 2022; e o fim das coligações partidárias proporcionais para os legislativos federal, estadual e municipal.