Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 14 julho 2014

Secretário de Indústria e Comércio fala na AMCG sobre industrialização da região

Gostou, compartilhe

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, participou da reunião promovida pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). no município de Jaguariaíva, na última sexta-feira (11). Durante o encontro, o secretário destacou os investimentos realizados na região através do Programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado e apontou os desafios dos Campos Gerais para captar novos investimentos. O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), tesoureiro da entidade, marcou presença no evento.

Conforme Monteschio, o último levantamento da Secretaria apontou R$ 11 bilhões de investimentos nos Campos Gerais e 50 mil empregos diretos e indiretos gerados na região. Os municípios de Arapoti, Castro, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa e Telêmaco Borba é que concentraram estes recursos.

Para o secretário, a região ainda tem muitas indústrias para receber, mas os municípios têm que facilitar esta procura. Como desafios da região, Monteschio apontou a infra-estrutura – como distrito industrial estruturado e a doação de terrenos -, a mão de obra qualificada, a interiorização de investimentos, e a falta de estímulos às organizações e setores produtivos, como é o caso dos Arranjos Produtivos Locais, as APL’s. “Não é o Estado que cria as APL’s. É o município que tem que identificar o potencial e apoiar a criação”, exemplifica.

Além destes desafios, o secretário questionou também a capacidade dos municípios receberem estes investimentos. Para ele, os municípios devem estar preparados, com área delimitada, mão de obra qualificada, licença ambiental, além da estrutura para receber mais pessoas em seu município.

“Todas estas informações são de suma importância para nós. Já que neste momento a bandeira da Associação é captar estes recursos”, destacou o presidente da AMCG, e prefeito de Carambeí, Osmar Blum.

Como novas ações para receber os investimentos, o presidente da Associação disse que os desafios apontados pelo secretário entrarão em pauta novamente na entidade. “O município que está mais estruturado poderá auxiliar os demais. Nossos encontros são acima de tudo uma troca de experiências”, ressaltou Osmar.