Destaques

Notícia publicada terça-feira 05 junho 2012

Tempo da propaganda eleitoral no rádio é estratégico para candidatos e partidos

Gostou, compartilhe

No prazo de 30 dias, estarão deferidos ou indeferidos os pedidos de registro de candidaturas para as eleições municipais de 7 de outubro. Após esta definição, será definido o tempo que cada candidato ou coligação partidária disporá para apresentar suas propostas no horário eleitoral gratuito nas duas emissoras de rádio de Palmeira. Assim, a composição de alianças passa a ser uma estratégia bastante importante para os dirigentes dos partidos, pois delas pode resultar uma maior exposição e melhores condições de viabilizar candidaturas.

Em Palmeira, a Rádio Ipiranga e a Rádio Comunitária Cruzeiro do Sul serão obrigadas a transmitir a propaganda eleitoral a partir do dia 21 de agosto e até o dia 4 de outubro, segundo a legislação eleitoral. Serão apresentados dois blocos diários de 30 minutos cada. Os candidatos majoritários (prefeito e vice-prefeito) terão divididos entre si 10 minutos em cada bloco e os 20 minutos restantes serão divididos de acordo com a proporcionalidade de representação dos partidos no Congresso Nacional.

No caso da eleição majoritária, além do tempo que caberá a cada candidato na divisão dos 10 minutos, a princípio, o PT é o partido que contará com o maior tempo na distribuição dos 20 minutos restantes, que será de 3 minutos e 27 segundos. Depois, o PMDB terá 3m02s, o PSDB vem com 2m05s, o PP e o DEM terão 1m42s cada, o PR com 1m34s, o PSB com 1m20s, o PDT terá 1 minuto, o PTB conta com 51 segundos, o PSC tem 40 segundos, o PCdoB com 35 segundos, o PV tem 32 segundos, o PPS com 28 segundos e o PRB conta com 19 segundos. Os demais partidos têm tempo inferior a 10 segundos para a propaganda eleitoral.