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Notícia publicada segunda-feira 20 outubro 2014

Projeto do aeroporto internacional de cargas e passageiros foi apresentado

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A apresentação do projeto da Companhia Aeroportuária dos Campos Gerais (CACG) para a construção de um aeroporto internacional de cargas e passageiros no município de Palmeira, próximo à localidade do Lago, atraiu dezenas de pessoas para a Câmara Municipal, na quinta-feira (16). O empreendimento, Aerporto Internacional dos Campos Gerais, tem previsão de investimento de R$ 3,5 bilhões e deve gerar cerca de 10 mil empregos quando estiver em operação, segundo a CACG.

O projeto foi apresentado à comunidade e entregue ao prefeito Edir Havrechaki (PSC), ao presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Cassanta (PR), e ao representante do Ministério Público, Antônio Carlos Nervino, pelo presidente da CACG, Edison Morozowski, que revelou que há mais de um ano vem mantendo conversações com a administração municipal a respeito do empreendimento.

Para o próximo dia 26 de novembro, está programada uma audiência pública na localidade do Lago, convocada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), quando serão apresentados os estudos de impacto ambiental do empreendimento.

Morosowski disse que o aeroporto será um hub internacional, ou seja, servirá como ponto de partida e ponto de chegada de cargas e passageiros, fazendo a distribuição para toda a América do Sul. A localização permite que qualquer aeroporto sulamericano seja alcançado em até quatro horas de voo. A previsão é de que em cerca de 20 anos ocorra integração com todos os países da América do Sul.

Com quatro pistas, duas delas com 3.500 metros de extensão, que podem receber operações do maior avião do mundo, o Airbus A380, que transporta até 840 passageiros, e outras duas menores, será possível operar voos internacionais e nacionais, também servirá como alternativa ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. Segundo informado pela CACG, o aeroporto terá capacidade para 750 mil pousos e decolagens por ano, constituindo-se no quarto maior do mundo em movimentação.

A operação de carga será integrada entre aérea, rodoviária e ferroviária, uma vez que nas proximidades passam duas rodovias – BR 376 e PR 151 , além da estrada de ferro que liga Curitiba a Ponta Grossa. Os acessos ao aeroporto e demais estruturas será pelas duas rodovias. O da PR 151 estará localizado, de acordo com o projeto, pouco antes da ponte sobre o rio Caniú, sentido Palmeira-Ponta Grossa.

Sobre a questão de ruído, a CACG apresentou resultados de estudos e garante que na comunidade do Lago, que estará a 6 quilômetros de distância das pistas, não haverá incidência de ruídos superior de 65 decibéis, que é medida aceitável para os órgãos internacionais de saúde.  Quanto a isto, a posição das cabeceiras das pistas, onde acontecem os pousos e as decolagens, foi projetada de forma a estar livre de áreas habitadas.

Parceiros

Durante a reunião de apresentação do projeto do aeroporto, os representantes da CACG anunciaram que mantêm parceria com as principais empresas internacionais do setor. Citando a norte-americana AFCO, que opera com cargas nos maiores aeroportos do mundo, e a francesa Thales, reconhecida pelos seus sistemas de segurança e auxílio à navegação aérea.