Principal

Notícia publicada terça-feira 13 setembro 2016

Prefeito e vice com secretários municipais recebem comitiva de moradores de Vieiras que fecharam estrada por dois dias

Gostou, compartilhe

Na segunda-feira (12) uma comitiva de 15 integrantes, das localidades de Vieiras, Campestre de Vieiras, Boa Vista e Faxinal dos Mineiros, foram recebidos em audiência na prefeitura municipal pelo prefeito Edir Havrechaki (PSC), e o vice-prefeito Marcos Levandoski (PT), e secretários municipais. A audiência fazia parte do acordo firmado com os manifestantes que bloquearam durante os dias 8 e 9 de setembro a estrada principal que dá acesso à Vieiras pela BR 277, reivindicando melhorias na estrada, no posto de saúde e na cobertura da quadra da escola.
Um dos porta-vozes de Vieiras, Odair José Sanson Júnior agradeceu o fato de serem recebidos e esclareceu que “o protesto não foi de cunho político, como havia sido colocado anteriormente, política se faz em casa, na igreja e outros locais. O nosso movimento é legítimo e apartidário”. E foi logo perguntando ao prefeito: “porque não foram realizadas as melhorias na localidade? Se na região saíram mais de 100 milhões de reais em produção”. Odair comentou que no posto de saúde, não existem condições mínimas de atendimento, tem muita demanda e as consultas são poucas por dia. Com relação à quadra de esportes, os alunos não podem utilizar, pois está faltando telhas translúcidas.
Comprometimento
O prefeito Edir Havrechaki agradeceu a presença dos moradores e ainda se comprometeu em otimizar recursos, no menor tempo possível para minimizar os problemas da estrada. Disse que há muito tempo a situação da estrada de Vieiras está caótica. Porém, disse que o valor orçado para resolver o problema ficaria em torno de R$ 1,7 milhão. “Dependemos integralmente de recursos federais para realizar essa obra de asfalto”, disse o prefeito. Já o vice-prefeito Marcos Levandoski, disse que “as ações da prefeitura, não podem ser politiqueiras, sabemos que tem trechos precários. De outubro de 2015 a fevereiro de 2016 foi um período de muita chuva, não tinha como trabalhar, mas as crianças não ficaram sem aulas, e o posto de saúde não ficou sem atendimento, tivemos que fazer uma readequação de recursos em função das reformas, ampliações e construções de novos postos de saúde”.
Com relação às reformas no posto de saúde, o vice-prefeito comentou que isso não tinha sido contemplado, mas que agora tem um médico que atende quatro dias na semana e também o posto conta com uma enfermeira.
Associação
Antes do encerramento da audiência com o prefeito, Odair Júnior entregou um ofício ao prefeito com a relação das reivindicações da comunidade e dos pedidos feitos. Edir por sua vez, disse que “eu e o Marcos não gostamos de criar esperanças falsas”. Ainda incentivou os moradores na criação de uma Associação de moradores na comunidade, nos moldes da que já existe em Witmarsum. “Vamos trabalhar para que se torne sustentável, trabalhar pelo menos por seis meses e se não der certo, vamos sentar e conversar para mudarmos o método. Vamos avançar nessa ideia, para que seja possível estabelecer entre as cinco comunidades, Vieiras, Limeira, Boa Vista, Campestre de Vieiras e Faxinal dos Mineiros. Quero que nasça o projeto e seja bom, se vocês estiverem de comum acordo”.
A operação tapa-buracos em Vieiras deve iniciar a partir desta terça-feira, sendo coordenada pelo Secretário de Obras e Infraestrutura Ademir Pickler e terá acompanhamento de moradores da localidade, seguindo a sugestão do prefeito e do vice-prefeito.