Destaques

Notícia publicada segunda-feira 10 outubro 2016

Palmeirense Anderson Novello lança primeiro livro infantil em Curitiba

Gostou, compartilhe

“Sou apaixonado por histórias desde criança. Sempre gostei de ler”. Assim, definiu o autor palmeirense Anderson Novello que vai lançar neste sábado (8) o seu primeiro livro infantil “A bruxa do batom borrado” em Curitiba. Um dos filhos do casal Ledemir Scorsim Gomes, mais conhecida como Dona Leda e de Antônio Miguel Gomes (falecido), tem seis irmãos Antônio Miguel Gomes Filho, Heleni Terezinha Gomes, Maria de Fátima Gomes, Edson Luiz Gomes, Elizabete Aparecida Gomes Zorzi e Elenice Gomes. Anderson adotou o sobrenome Novello dos seus avós. Nascido em Palmeira, sempre gostou de ler, ouvir e contar histórias. É Mestre em Literatura, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras. É professor universitário e viaja pelo Brasil ministrando cursos e palestras.

Obra

A obra teve um lançamento extra-oficial na VIII Feira do Livro de Ponta Grossa e um pré-lançamento da Casa das Bolachas, em Curitiba. Em Palmeira, Anderson fez o pré- lançamento no dia 02 de outubro.

Já o lançamento oficial será no dia 8 na Livraria Vila, no Shopping Pátio Batel em Curitiba das 15 às 18 horas. A contação de história será das 15 às 16 horas e das 17 às 18 horas.

Personagem 

O autor Anderson Novello destaca que a personagem principal do livro – a bruxa – não é estereotipada nem segue o padrão de bruxa que geralmente habita o imaginário dos leitores, como uma personagem amargurada e vingativa, que só veste roupa preta, chapéu de ponta, tem uma verruga na ponta do nariz e uma gargalhada estridente. “A bruxa deste livro é sossegada, vaidosa e bastante antenada com o mundo da moda”, afirma.

 

Relação

Para o autor, na relação da bruxa com as crianças há espaço para aprender a olhar a vida por outros ângulos, mais leves, gentis e camaradas. “As crianças se identificam com a personagem e dizem que ela é bonita, bondosa e que se veste bem. Algumas gostam da casa onde a bruxa mora, outras acham engraçado as peraltices que as crianças aprontam para ela”, diz Anderson. Ele também detalha que o afeto, o arrependimento, a amizade e a parceria são alguns dos valores trabalhados na história. “A partir da criação de uma atmosfera lúdica, do faz-de-conta, do ‘era uma vez’, de ambientes e personagens imaginários – tão característicos dos livros voltados às crianças – é possível abordar esses e outros assuntos. Considero a Literatura um campo fértil para colocar em discussão as questões humanas”. O site do autor é www.andersonnovello.com.br.