Esporte

Notícia publicada quinta-feira 21 fevereiro 2013

Há três anos Palmeira perdia um dos seus atletas mais promissores

Gostou, compartilhe

O dia 21 de fevereiro de 2010 está marcado negativamente no calendário esportivo de Palmeira. Nesta data o ciclista palmeirense Romildo Woinarovcz Júnior, de 20 anos, morreu durante o 12° Open de Verão de Mountain Bike, em Irati, após sofrer dois infartos quando se aquecia para a prova.

O atleta era um dos principais personagens do esporte de Palmeira nos últimos anos. Ele competia pelo Clube Campo Largo de Mountain Bike, com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira, e se destacava por estar entre os cinco primeiros colocados do ranking paranaense da categoria. Mesmo com a pouca idade, Romildo já competia há quase cinco anos, praticando o Mountain Bike, uma das suas paixões, desde 2004.

Na época de sua morte, Romildo era o atual campeão estadual na categoria sub-23, vencendo todas as provas da competição de 2009. Em 2010 o palmeirense disputaria o título na categoria elite. O atleta sempre foi reconhecido por colegas de esporte, amigos e familiares pela sua simplicidade, humildade, exemplo de amigo, de atleta e de pessoa.

Tragédia

Romildo teve um mal súbito durante a largada neutra da competição. O atleta vinha em baixa velocidade juntamente com outros pilotos, quando se sentiu mal e caiu da bicicleta. Ele foi imediatamente atendido e levado a um hospital de Irati, onde foi prontamente medicado tendo recebido todos os procedimentos necessários para a sua recuperação. O palmeirense sofreu um primeiro infarto ainda montado na bicicleta, e um segundo no hospital durante o atendimento, onde veio a falecer.

Carreira

Romildo Woinarovicz Júnior começou a se destacar no ciclismo paranaense no ano de 2005, quando ficou com a terceira posição no Campeonato Paranaense Juvenil e o segundo lugar no Campeonato Metropolitano de Mountain Bike. Naquela época Palmeira possuia uma equipe de ciclistas, que participavam em um bom número das competições. Dentre todos, Romildo era o que se mostrava mais promissor.

Em 2006, já disputando a categoria júnior, Romildo despontou e venceu várias provas, tornando-se campeão Metropolitano e Paranaense. Na tradicional Volta à Santa Catarina foi o sétimo colocado, e no Desafio dos100 kmde Mountain Bike, chegou na terceira posição.

Em 2007 o ciclista mostrou o resultado de seus treinamentos e se destacou ainda mais no esporte. Competindo na categoria júnior, Romildo andava com tempo de elite, sempre ficando entre os primeiros nas classificações gerais. No Campeonato Metropolitano, precisou de apenas seis provas para se tornar campeão antecipado, vencendo todas elas. No Paranaense ganhou as três primeiras etapas e só precisou administrar o resultado na última para também se tornar campão na categoria júnior.

Ainda em 2007 ele participou do Campeonato de Prudentópolis, onde foi segundo colocado na elite, venceu o Grande Prêmio de Palmeira na júnior, ficou em segundo nos jogos Rota da Natureza de Santa Catarina e foi campeão paranaense de Up Hill (subida de montanha).

No Inox Bike,em Minas Gerais, onde reuniram-se o melhores ciclistas do país, foi o segundo colocado na categoria júnior. Venceu a Volta à Santa Catarina e disputou os Jogos Abertos do Paraná pela equipe de Palmeira, onde somou pontos para a cidade.

No ano de 2008 também foi campeão do Metropolitano antecipadamente, mas desta vez na categoria elite. Venceu o Open de Verão no sub-23 e foi vice-campeão do Campeonato Paranaense. Venceu a etapa do Campeonato Pontagrossense na elite e conquistou o quarto lugar sub-23 na 1ª etapa da Copa Internacional Sundown de Mountain Bike.

Foi o sexto colocado na Escalada da Serra do Marem Santa Catarina, ficou na quinta posição na 2ª etapa da Copa Internacional Sundown de Mountain Bike, que valeu como seletiva para as Olimpíadas de 2008, além de alcançar a sétima posição no Campeonato Brasileiro de Cross Country

Disputou o Tour Ciclístico Rota dos Tropeiros, uma prova longa e que não era sua especialidade, e ficou entre os 15 primeiros lugares. Na 3ª etapa da Copa Internacional Sundown de Mountain Bike ficou em oitavo, e na sequência venceu o Inox Bike.

No ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) de Cross Country apareceu em quinto lugar, e atingiu a oitava posição no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona. Na Volta à Santa Catarina foi o nono colocado.

Para fechar o ano apareceu na segunda posição no ranking sub-23 de marathon da CBC, sendo o sétimo lugar no geral. No Rally de Mountain Bike Maratona foi o terceiro colocado na categoria expert, fazendo dupla com Ângelo T. Turra.

No início de 2009, Romildo iniciou o ano recebendo uma indicação em um prêmio nacional como destaque de 2008. Venceu novamente o Open de Verão, foi vice-campeão Metropolitano na categoria elite e se tornou campeão paranaense sub-23.

Nas etapas da Copa Internacional Sundown de Mountain Bike obteve terceiro, sexto e quarto lugares respectivamente. Romildo venceu a Copa Paraná de Mountain Bike Cross Country e a Escalada da Serra do Mar, ambas no sub-23. Em junho foi convocado para a seleção paranaense de mountain bike de sua categoria, pela qual disputou o Campeonato Brasileiro e ficou com a nona posição.

Na Copa Internacional Vzan foi o terceiro colocado, e no Brasileiro de Mountain Bike, foi o sexto. Em 2010 Romildo já havia disputado a 1ª etapa do Campeonato Metropolitano, onde foi o quarto colocado na categoria elite.