Destaques

Notícia publicada segunda-feira 28 maio 2012

Caminhão com excesso de carga de madeira é apreendido na PR 151

Gostou, compartilhe

A Polícia Militar Ambiental, através do Posto de Vila Velha, apreendeu um caminhão carregado de madeira de pinheiro araucária no sábado (26), por estar com volume de madeira diferente do descrito na Nota Fiscal. A ocorrência aconteceu por volta de 17h30, enquanto a equipe policial realizava patrulhamento pelo município e avistou o veículo na PR 151, em frente ao trevo de acesso ao Colégio Agrícola Getúlio Vargas, apresentando problemas mecânicos.

Ao checar a situação e por se tratar de carga madeira serrada de pinheiro e de cambará, os policiais realizaram a cubagem do material, verificando que havia um excesso de 5m³, além dos 13m³ constantes na Nota Fiscal e no DOF (Documento de Origem Florestal). Também foi verificado que 1,5m³ de cambará estava sendo transportado somente com Nota Fiscal, sem o DOF.

Diante do fato os policiais ambientais realizaram a apreensão da carga e do caminhão. Um Termo Circunstanciado ao Fórum da Comarca de Palmeira foi lavrado ao responsável pela carga e pelo vendedor da madeira de Cambará. Os demais responsáveis pelo transporte para medidas cabíveis ainda serão localizados.

Os infratores, conforme prevê a legislação ambiental vigente, devem cumprir pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, conforme a Lei de Crimes Ambientais. O Instituto Ambiental do Paraná será oficiado para tomada de medidas administrativas referente a aplicação do Auto de Infração Ambiental.

A Polícia Ambiental orienta a população que necessitar de informações sobre a legislação ambiental, ou para registrar denúncia, pode entrar em contato com o telefone 0800 643 03 04, ou com o Posto mais próximo de sua região.