Policial

Notícia publicada segunda-feira 18 agosto 2014

Polícia Militar Ambiental realiza duas prisões por desmatamento em Palmeira

Gostou, compartilhe

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, através do Posto de Polícia Militar Ambiental de Vila Velha, realizou a prisão de duas pessoas na sexta-feira (15), por crime ambiental em Palmeira. A ocorrência foi atendida na localidade de Turvo, por volta de 10h30, onde, em patrulhamento, a equipe de serviço localizou uma destoca realizada pouco antes de sua chegada ao local.

A ação havia causado a destruição da vegetação nativa em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica, atingindo espécies ameaçadas de extinção, pinheiros araucárias e imbuias, em área correspondente a 1,5 hectares. Próximo ao desmate foi encontrado o trator esteira que executou o serviço e o proprietário da área estava orientando o maquinista.

A área já havia sido fiscalizada pela Polícia Ambiental devido ao desmatamento de 6,5 hectares no mês de março, sendo noticiado ao Ministério Público Estadual, incorrendo novamente em crime ambiental. Os envolvidos receberam voz de prisão e eles foram encaminhados à 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira, onde foi lavrado o flagrante por Crime Ambiental. O trator esteira foi apreendido.

O Instituto Ambiental do Paraná será comunicado para realizar as lavraturas das sanções administrativas.

A pena pelo crime de destruição de vegetação em estágio médio e avançado do Bioma Mata Atlântica é de detenção de um a três anos e multa, conforme preceitua o artigo da Lei de Crimes Ambientais.

Denúncias sobre crimes ambientais na região dos Campos Gerais podem ser formuladas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha, através dos telefones (42) 3228 1581 ou pelo email bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.