Principal

Notícia publicada terça-feira 15 abril 2014

Três médicos cubanos do programa Mais Médicos chegam para trabalhar em Palmeira

Gostou, compartilhe

Já chegaram a Palmeira três dos quatro médicos cubanos que integrarão o quadro de profissionais da Secretaria de Saúde para atendimento à população do município. Os médicos Leandro Padilla Milanes, Odalis Rodriguez Sori e Ana Maria Fernandez Diaz foram recebidos pelo prefeito Edir Havrechaki (PSC) em seu gabinete na Prefeitura, na manhã de terça-feira (15).

Além dos três profissionais que já estão em Palmeira, uma quarta médica, também cubana, chegará à cidade ainda esta semana. Todos os profissionais são médicos clínicos gerais especialistas em medicina familiar e comunitária, com formação em Cuba.

Os novos médicos atenderão em unidades de saúde da zona rural, nas macrorregiões de Witmarsum, Vilinha, Faxinal dos Quartins e Vieiras, porém, antes disso, passarão um período acompanhando o trabalho de médicos em outras unidades de saúde já estabelecidas.

Os médicos cubanos chegam a Palmeira após passarem por treinamentos e aulas de português, durante o período de um mês, em Brasília. Com a chegada dos novos profissionais, Palmeira chega a um total de 22 médicos prestando atendimento através da Secretaria de Saúde.

Paraná

Na segunda-feira (13), mais 295 profissionais do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, chegaram ao Paraná para trabalhar na rede de atenção básica de 126 municípios do estado, incluindo Palmeira. Estes profissionais se juntam aos demais que já estão atuando no estado. Agora são, segundo o Ministério, 770 profissionais atuando nas regiões mais necessitadas de médicos. Com o final do quarto ciclo, o estado passa a ter 100% da demanda atendida pelo programa, levando atendimento para cerca de 2,6 milhões de pessoas.